No dia 14 deste mês acontecerá um dos principais eventos astronômicos de 2023: o eclipse anular do Sol, que será visível em todo o Brasil, de forma parcial ou total, dependendo da região. Em São Paulo, incluindo Caieiras e região, o eclipse solar será visível de forma parcial. Ou seja, será possível ver parte do Sol eclipsado pela Lua. Na última vez em que ele ocorreu, em 2021, foi registrado apenas na região do Ártico.
Melhores locais para observação
O eclipse anular terá visão parcial no Brasil em boa parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Para quem mora nestas áreas, vale à pena olhar para o céu por volta das 15h, no dia 14 de outubro, tendo a chance de ver parte do fenômeno, desde que as condições climáticas colaborem.
Já quem mora nas regiões Norte e Nordeste poderá visualizar o anel de fogo ao redor do Sol em sua totalidade, durante alguns minutos. A faixa de anularidade vai passar por Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Só duas capitais poderão ver a anularidade: Natal (Rio Grande do Norte) e João Pessoa (Paraíba). Em todo o restante do Brasil será possível ver um eclipse parcial. Por volta das 16h48 (horário de Brasília), o fenômeno inicia a sua jornada final, que se encerrará ao pôr do sol, em mar aberto.
O eclipse anular do Sol na região de Caieiras
O eclipse anular vai ser visível em parte do Norte e nordeste do Brasil, enquanto na região de Caieiras haverá um eclipse parcial, com duração de até 2h, com início parcial as 15h37. Assim será a visão em Caieiras:
Cuidados com a visão
É necessário usar equipamentos de proteção. Caso contrário, o evento astronômico pode causar danos irreversíveis aos olhos.
Para observar o eclipse solar com segurança, é necessário utilizar óculos especiais ou filtros específicos para esse fim. Óculos de sol normais, chapas de raio-x e vidros escuros não são recomendados. Olhar para o fenômeno através de uma câmera ou de um binóculo sem proteção adequada também pode causar danos aos olhos.
É possível encontrar óculos com os filtros corretos para vender, especialmente na internet. A oftalmologista chama atenção para uma recomendação, normalmente informada pelos fabricantes: é preciso ser do padrão ISO 12312-2. O filtro poliéster aluminizado e o filtro polímero preto são alguns dos exemplos de materiais sugeridos para essa observação.