Os sindicatos dos servidores do Metrô, CPTM e Sabesp aprovaram na última semana uma greve unificada no próxima terça-feira, 28. Os trabalhadores afirmam que a paralisação é um ato contra as privatizações e terceirizações em discussão pelo governo Tarcísio de Freitas, como da Sabesp, em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Segundo os servidores, a greve unificada terá a participação de trabalhadores da CPTM, Sabesp, Metrô, da rede de ensino estadual e municipal, profissionais da saúde e da Fundação Casa. Professores da rede municipal e estadual prometem participar das manifestações, mas não confirmaram se vão paralisar amanhã.
Os sindicatos do Metrô e da CPTM afirmam que podem trabalhar normalmente no dia da greve caso o governo do estado não cobre passagem da população. O governador Tarcísio de Freitas negou a possibilidade e entrou na Justiça para que 100% do efetivo trabalhe no horário de pico.
Quais linhas do Metrô e da CPTM vão ser afetadas pela greve?
As linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha e 15-prata não devem funcionar na terça-feira. Na CPTM, as linhas 7-rubi, 10-turquesa, 11-coral, 12-safira e 13-jade também não devem operar. As linhas 4-amarela, 5-lilás, 8-diamante e 9-esmeralda vão operar normalmente em meio à greve — elas são administradas pela iniciativa privada, uma liminar da Justiça do trabalho determinou que os funcionários trabalhem em horário de pico. Ainda não está claro se a paralisação dos trabalhadores da Sabesp terá algum impacto para a população.
Via: Exame